Aula2 DC0608132A JORN TRAB EVOL Ppt 2
1106 palavras
5 páginas
Jornada de TrabalhoProf. João Marinho
Ano 2012 (2º)
Jornada de trabalho: evolução histórica Corporações de ofício
No século XII surgiram as Corporações de ofício, que caracterizavam em típicas empresas dirigidas pelos respectivos mestres.
Desfrutavam de verdadeiro monopólio, pois nenhum outro trabalhador ou corporação poderia explorar a mesma atividade naquele local.
A jornada de trabalho aqui era longa, chegando até a 18 horas no verão. Com o surgimento do lampião a gás, em
1792, a jornada passou a ser em média de 12 a 14 horas por dia Jornada de trabalho: evolução histórica Trabalho escravo e servil
Até a Revolução Industrial o trabalho era basicamente servil, escravo, realizado em ambiente patriarcal.
O trabalho passava de uma geração para outra, sem visar acúmulo, havia trocas. Cada grupo familiar buscava suas necessidades.
Jornada de trabalho: evolução histórica Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura, o que segundo alguns, compreende o período entre 1760 e 1820 ou 1840.
A Revolução Industrial virou um divisor de águas na história sob quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo.
Jornada de trabalho: evolução histórica Necessidade de regulamentação estatal
A partir da revolução industrial torna-se premente a intervenção estatal nas relações do trabalho em virtude dos abusos que estavam sendo cometidos de modo geral pelos empregadores.
Chegavam a exigir jornadas para menores e mulheres de mais de 16 horas por dia, pagando-se metade ou menos dos salários pagos aos homens.
Jornada de trabalho: evolução histórica Os
movimentos reivindicatórios visando à diminuição da jornada de trabalho se deram com mais intensidade na Europa e nos EUA.
Jornada de trabalho: evolução histórica Em 1866, o Congresso Geral dos
Trabalhadores Norte-Americanos iniciou a luta pela jornada de oito horas, ou melhor, pela realização dos três oito: oito horas