Aula10b
879 palavras
4 páginas
A UUL AL A
A
Calculando a aproximação do anel graduado
U
ma das formas de obter o deslocamento de precisão dos carros e das mesas de máquinas operatrizes convencionais — como plainas, tornos, fresadoras e retificadoras — é utilizar o anel graduado.
Essa operação é necessária sempre que o trabalho exigir que a ferramenta ou a mesa seja deslocada com precisão.
Os anéis graduados, como o nome já diz, são construídos com graduações, que são divisões proporcionais ao passo do fuso, ou seja, à distância entre filetes consecutivos da rosca desse fuso.
Isso significa que, quando se dá uma volta completa no anel graduado, o carro da máquina é deslocado a uma distância igual ao passo do fuso.
é fuso 10
10
O problema
A U L A
10
Nossa aula
Para um operador de máquina, o problema a ser resolvido é descobrir quantas divisões do anel graduado devem ser avançadas para se obter um determinado deslocamento do carro.
Vamos supor, então, que você seja um fresador e precise fazer furos em uma peça com uma distância precisa de 4 mm entre eles.
Quantas divisões você deve avançar no anel para obter o deslocamento desejado? Cálculo do deslocamento
Para esse cálculo, precisamos apenas de dois dados: o passo do fuso (pf) e o número de divisões do anel (nº div.). Isso porque, como já dissemos, as divisões do anel são proporcionais ao passo do fuso.
Assim, para calcular o deslocamento, usamos:
A=
pf nºdiv. Em que A é a aproximação do anel graduado, ou o deslocamento para cada divisão do anel.
Vamos supor, então, que sua fresadora tenha o passo do fuso de 5 mm e 250 divisões no anel graduado. Para calcular A, temos:
Passo do fuso = 5 mm
Número de divisões = 250
A=?
A=
pf
nºdiv.
5
A=
250
A = 0,02 mm por divisão
Com esse resultado, você descobriu a distância de deslocamento do carro correspondente a cada divisão do anel graduado.
Se você quiser saber quantas divisões (x) do anel você deverá avançar para ter a distância precisa entre os furos da peça que você precisa fazer, o