Aula1 Fundamentos De Sistemas De Informa O
Conceituação de sistema?
Para responder a essa pergunta, vamos tomar como exemplo o sistema de som que usamos em nossas casas para escutar nossos CDs, rádio e, eventualmente, conectar o tocador de MP3. Cada parte, além de executar sua tarefa (finalidade), deve fazê-lo de forma integrada e coordenada com as demais, garantindo o objetivo comum do sistema que, no caso, é reproduzir música.
Podemos, então, definir um sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados, cada qual desempenhando uma função, para, de forma integrada e coordenada, contribuir e garantir que o objetivo do sistema seja atingido.
As partes que compõem um sistema e as relações entre eles determinam como o sistema funciona. Seja qual for o sistema, podemos identificar, de forma genérica, os seguintes elementos constituintes:
Entrada - Processamento - Saída - Realimentação (feedback) - Controle
Sistemas de Informação (SI) são cada vez mais usados como meio de criar, armazenar, processar e transferir a informação no contexto das empresas.
Porém, antes de estudarmos o conceito e definição do que vem a ser um Sistema de Informação, vamos definir o conceito de informação.
Dado: Fato isolado em sua forma primária que não tem valor intrínseco.
Informação: Conjunto de fatos (dados) organizados (processados) de tal forma que tenham um valor agregado em si.
O que é um sistema de informação? De uma forma simples e direta podemos definir sistema de informação como um sistema cuja finalidade é prover informação a alguém na medida certa.
A informação deve ser útil para quem a recebe, possibilitando a tomada de decisão dentro do contexto em que se aplica.
Vejamos algumas definições:
É um conjunto de partes coordenadas que buscam prover a empresa com informações cujo objetivo é melhorar a tomada de decisões.
Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coletam, transformam e disseminam informações em