Aula03
Você já se perguntou o que creme de barbear, leite, café e manteiga têm em comum? Além de estarem presentes no nosso café da manhã, todos fazem parte de uma classe especial de mistura chamada COLÓIDES.
Os colóides são formados pela mistura de duas ou mais fases diferentes, onde pelo menos um dos seus componentes apresenta uma dimensão entre 1nm e 1µm (1 nm =
10-9 m; 1µm = 10-6 m). O termo colóide, que em grego significa cola (kolla), foi introduzido pelo químico britânico Thomas Graham, em 1861, e vem sendo utilizado, desde então, para diferenciar essa classe de mistura daquelas chamadas "soluções verdadeiras" ou misturas homogêneas.
Podemos encontrar os colóides facilmente em nosso dia-a-dia, como na Natureza
(neblina, fumaça), na higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, xampu), na comida
(maionese, geleias de frutas, sorvete), no tratamento de água (sulfato de alumínio), nas paredes (tintas), remédios (leite de magnésia) e muito mais!
A classificação dos colóides é feita em função do tamanho das partículas e das fases dispersa (partícula) e dispersante (Tabela 1). O comportamento e as propriedades dos colódeis são regidos pelas interações entre aquelas duas fases, que podem ser: Forças de repulsão eletrostáticas (coulombianas), forças de atração de van der Waal (dipolos permanentes ou induzidos), repulsão estérica (tamanho da partícula), solvatação e forças hidrodinâmicas (difusão). (ver, ao final, a NOTA 1)
Tabela 1: Classificação dos colóides
Tipo de colóide Fase dispersa Fase de dispersão
Aerosol líquido
Líquido
Gás
Neblina, desodorante
Aerosol sólido
Sólido
Gás
Fumaça, poeira
Espuma
Gás
Líquido
Espuma de sabão
Espuma sólida
Gás
Sólido
Isopor®, poliuretano
Emulsão
Líquido
Líquido
Leite, maionese, manteiga
Emulsão solida
Líquido
Sólido
Margarina, opala, pérola
Sol
Sólido
Líquido
Tinta, pasta de dente
Sol sólido
Sólido
Sólido
Vidro, plástico pigmentado
Fonte: Junior, M. J. e Varanda, L. C., Qui. Nova Esc., 9 (1999),