Aula01 Projeto Urbano
URBANIZAÇÃO E DE ORGANIZAÇÃO
DAS CIDADES
Origens da Cidade Moderna
- Revolução Industrial - 1760 a 1830;
- Explosão urbana;
- Os problemas urbanos se agravam (insalubridade, peste, poluição, pouca permeabilidade do traçado urbano, etc.);
--
Transformação dos meios de produção e transporte; emergência de novas funções urbanas – a substituição das estruturas das velhas cidades da Europa (a cidade medieval, a cidade barroca) - adaptação da cidade a sociedade que habita nela. Fanlanstério/ Falanges – Charles Fourier – 1843
- “O Falanstério era como uma cidade construída no campo”.
- Para Charles Fourier as fábricas deveriam ser transferidas para o campo e uma comunidade deveria ser construída próxima a elas para os operários, surge assim o falanstério.
- Foi construído com uma tipologia clássica e possuía uma ala central e duas laterais (direita e esquerda). Em todo o prédio existiam circulação e jardins internos. - Ao mesmo tempo urbanos e rurais, os falanstérios seriam auto-suficientes trocando bens entre si, dispondo de terras para agricultura e outras atividades econômicas, para vivendas e uma grande casa comum.
- Os falanstérios nunca deveriam ser compostos por mais de
1.600 pessoas, que viveriam juntas em um mesmo complexo edificado. --
O falanstério era organizado de forma que os idosos ficavam no térreo, as crianças no mezanino e os adultos nos andares superiores separados por classe social.
Familistério – Jean Baptista Godin – 1850
- Foi inspirado nos falanstérios propostos por Charles Fourier.
-Com
a intenção de concretizar suas idéias sócio-políticas, JeanBaptiste Godin decidiu comprar, em 1859, 18 hectares de um terreno onde mandou construir um complexo arquitetônico de habitações para operários.
--
o familistério, em Guise, no norte da França, durou até 1968, o que o torna um exemplo de sucesso.
Cidade Jardim – Hebenezer Howard – 1898
- Ele propõe muito mais do que a harmonia entre homem e natureza, ele apresenta