Aula
Curso de Ciências Contábeis: Tema 7: Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)
Prof. Me. Hugo David Santana
Introdução
É considerado uma demonstração de extrema necessidade para tomadas de decisões, visto que evidencia as variações financeiras da empresa, fornecendo informações a respeito das operações financeiras em seus investimentos. Essa demonstração evidencias claramente os fluxos de valores financeiros de uma conta para outra dentro do Balanço Patrimonial, indicando a origem dos recursos utilizados, bem como o destino (Aplicação) dos montantes das variações das contas circulantes e não circulantes.
Objetivos
• DOAR – Demonstração das origens e aplicações de recursos. • Aplicabilidade da DOAR. • As contas que compõem a DOAR.
1
02/04/13
Conceito: Demonstração dos Fluxos de Caixas DFC e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos (DOAR)
A partir de primeiro de janeiro de 2008, quando entrou em vigor a Lei n. 11.638/2007 a DFC s u b s t i t u i u a D O A R c o m o D e m o n s t ra ç ã o obrigatória para as Sociedades por Ações e para as Sociedades de Porte. Entretanto, como muitas companhias continuarão a elaborar a DOAR.
Objetivos da DOAR
Essa demonstração visa identificar as modificações ocorridas na posição financeira de curto prazo da empresa, motivadas: a) Pelo ingresso de novos recursos, além dos gerados pelas próprias operações. b) Pela forma como estes recursos foram aplicados. A posição financeira de curto prazo da empresa é representada pelo valor do Capital Circulante Líquido (CCL). Este é obtido diminuindo-se o Passivo Circulante (PC) do montante do Ativo Circulante (AC).
Fórmula do CCL
CCL = AC - PC
2
02/04/13
Espécies de Capital Circulante Líquido (CCL)
a) CCL próprio ou positivo: ocorrerá quando o valor do Ativo Circulante (AC) for superior ao do Passivo Circulante (PC). b) CCL de terceiros ou negativo: ocorrerá quando o valor do AC for menor do que o PC. c) CCL Nulo: