Aula
Estudo das Contas do Ativo
ATIVO CIRCULANTE
Disponibilidades e Contas a Receber
Na Aula 01 deste módulo, estudamos o plano de contas, conceitos de contas de curto e longo prazo, circulante e não circulante. Ativo Circulante e Ativos de curto prazo são sinônimos, demonstrando que são bens de rápida rotatividade na empresa, representando o capital de giro; Ativo Não Circulante e Ativos de longo prazo, caracterizam-se pelo prazo e pelo objetivo de uso, como exemplo os bens fixos; Nesta aula 02, estudaremos as contas que compõe o Ativo de uma Entidade, isto é, o conjunto de bens e direitos de uma empresa.
Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, o aluno será capaz de: - Conceituar contas do Ativo, sua classificação quanto aos grupos de Ativo Circulante e Ativo Não Circulante; - Contabilizar fatos utilizando-se do plano de contas e avaliando contas de Ativo; - Utilizar o Plano de Contas para a correta contabilização dos fatos e a classificação das contas patrimoniais e de resultado.
| |Vamos agora nos aprofundar nestes conceitos! |
Seção I – Ativo Circulante
O Ativo Circulante é o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem do grau de liquidez decrescente faz com que, no Ativo Circulante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente (até o final do exercício subseqüente).
Outras denominações do Ativo Circulante: [pic]
Os sinônimos encontrados para Ativo Circulante na literatura contábil definem, de certa forma, o que ele representa, senão vejamos:
Capital de Trabalho: É com o Ativo Circulante que o administrador trabalha para