Aula TGA Administra O
TEORIA GERAL
DA
ADMINISTRAÇÃO
AUDREY QUÉSIA PASSOS BOWEN
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Principal teórico Henri Fayol, engenheiro industrial francês.
Identificou as cinco funções básicas da administração: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Descreveu como a administração deveria ser realizada em
(14) catorze princípios.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
PRINCÍPIOS DE FAYOL
Divisão do trabalho: refere-se à especialização das tarefas e ao controle da quantidade de objetos sob cada trabalhador ou gerente para melhorar a eficiência e eficácia.
Autoridade e responsabilidade: confere à pessoa com autoridade o direito de dar ordens, e o poder para obter obediência. A responsabilidade emerge diretamente da autoridade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
PRINCÍPIOS DE FAYOL
Unidade de comando: ninguém deve ter mais de um chefe. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais
Remuneração: o pagamento deve ser justo e satisfatório para o empregador e para o empregado.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
Ordem - Deve ser mantida em toda organização, um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem