Aula Termoqu mica cin tica
O estudo das trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico das substâncias é denominado termoquímica.
Os elementos que ingerimos são decompostos em nosso organismo por moléculas complexas, denominadas enzimas. Esse processo, chamado metabolismo, ocorre em várias etapas e libera a energia de que necessitamos para crescer e nos mantermos vivos.
A quantidade de energia obtida dessa maneira é a mesma que obteríamos se realizássemos a combustão desses alimentos em laboratório. A determinação dessa quantidade é feita usando-se um calorímetro.
Uma amostra de alimento de massa conhecida é colocada num prato e ao sofrer queima, essa amostra libera calor, o qual provoca aumento na temperatura da água.
Esse aumento de temperatura é relacionado à unidade de medida denominada caloria (cal).
1 caloria (cal) = quantidade de calor necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1,0 grama de água.
O Sistema Internacional de unidades recomenda que se utilize a unidade joule (J) nos processos que envolvem troca de calor.
1 cal
4,18 J ou 1 kcal
4,18 kJ
PODER CALÓRICO DOS ALIMENTOS
Numa dieta balanceada, a quantidade de energia contida nos alimentos ingeridos deve ser igual à necessária para a manutenção do nosso organismo. Portanto, os alimentos são a fonte de energia necessária para manter os processos vitais, a manutenção da temperatura corpórea, os movimentos musculares, a produção de novas células etc.
Se ingerimos uma quantidade de alimento superior à necessária, o excesso será transformado em tecido gorduroso (adiposo), provocando aumento de
“peso”.
Exemplo: Conhecendo as composições do hambúrguer e do pão, dadas na tabela: e utilizando os seguintes valores energéticos :
Carboidratos = 17 kJ/g ou 4,0 kcal/g.
Proteínas = 17 kJ/g ou 4,0 kcal/g.
Gorduras = 38 kJ/g ou 9,0 kcal/g.
a) calcule o valor energético obtido pela ingestão de um pão de 25 gramas e um hambúrguer de 100 gramas;
b) determine