aula tensoes no solo
Deve-se partir do conceito de tensões, para a aplicação da Mecânica dos Sólidos Deformáveis aos solos.
Podemos considerar que os solos são constituídos de partículas e que forças aplicadas a eles são transmitidas de partícula a partícula, além das que são suportadas pela água dos vazios.
Tensão é força sobre área. Aplicando-se uma força no solo, ele vai aplicar outra força como resposta. Até quanto o solo suporta? Quanto ele se deforma?
A maneira na qual as forças são transmitidas de partícula a partícula é extremamente complexo e depende do tipo de mineral, da umidade, etc.
Nas partículas maiores (pedregulho e areia) a transmissão é feita através do contato direto de mineral a mineral.
Nas partículas menores (argila), devido eles ser um numero muito grande, as forças em cada contato são muito pequenas e a transmissão pode acontecer através da água quimicamente adsorvida.
Para sabermos quanto de carga aplicar, precisamos conhecer o estado de tensões dos pontos do subsolo. Deve-se saber como está a argila antes e depois da construção.
As tensões são causadas por todo tipo de carregamento externo e pelo peso do solo.
PRESSAO NEUTRA E TENSOES EFETIVAS (anotações caderno de mecânica)
Terzagui notou a diferença no comportamento do solo. Chegou a conclusão que as duas forças atuam de forma diferente no solo. Tensão efetiva e tensão neutra. (FOLHA A PARTE)
Todos os efeitos mensuráveis resultantes de variações de tensões nos solos, como compressão, resistência ao cisalhamento são devido a variações de tensões efetivas.
Se é aplicado um carregamento na superfície do terreno, as tensões efetivas aumenta, o solo se comprime e parte da água é expulsa de seus vazios, mesmo que lentamente.
Muita coisa... ver no livro!