aula tema 7 – Inovações em Sustentabilidade
Energia limpa
A produção e o consumo de energia limpa são importantes tanto para o meio ambiente quanto para os seres vivos pois não favorecem o aquecimento global e não geram gases de efeito estufa temos que lembrar também que a energia limpa é um fator importante para se garantir a sustentabilidade do planeta. A energia limpa não libera durante seu processo de produção ou consumo substancias ou gases que podem degradar o meio ambiente, exemplos de energia limpa:
- Energia eólica - gerada a partir da força do vento.
- Energia solar - gerada a partir dos raios solares.
- Das Marés - gerada através da energia contida nas mares dos mares e oceanos.
- Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.
- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
Certificação da energia limpa
Esse projeto esta sendo realizado pelo instituto Totum e pela Way Carbon e ira garantir via auditoria independente que 1 MWh produzidos aquivalentes
Pretende-se com o projeto valorizar a energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis não convencionais, por representarem hoje uma energia que contribui para a redução das emissões de GEE( gases de efeito estufa).
Os certificados serão entregues para pequenas centrais hidrelétricas ,usinas eólicas e a biomassa. Já os selos serão dados aos compradores das energias dessas fontes que possuem o certificado , ao qual poderão agregar aos seus produtos uma espécie de “ rotulo de sustentabilidade “. O objetivo da certificação de energia limpa é incentivar a geração de energia limpa com alto desempenho em termos de sustentabilidade e traz benefícios tanto para os gerados quanto para os consumidores