Aula-tema 4 eu e os outros (competencia social)
A asma é uma doença que determina crises de falta de ar, ocorrendo dificuldade na entrada de ar nos pulmões, principalmente na sua saída de ar .
A asma começa com um processo inflamatório crônico das vias aéreas, tendo como conseqüência a libertação de certas substâncias que determina uma contração do músculo que envolve os brônquios, o estreitamento causa dificuldade na respiração. O estreitamento das vias aéreas (Brôncoconstrição) é geralmente reversível, em alguns paciente de asma crônico.Também pode ter inflamação e a obstrução irreversível, ao fluxo aéreo.
As Principais Características da Asma
São Três principais:
* Inflamação crônica das vias aéreas * Parcial reversibilidade da obstrução ao fluxo de ar * Hiper- responsividade brônquio a uma variedade de estímulos
Sintomas da Asma:
Começa sempre no meio da noite, e no inicio da manhã .
Sente aperto no peito ( sensação de “Peito preso”) falta deAr e chiado no peito.
A fisioterapia na Asma
Relativamente existem duas fases do tratamento Fisioterapêutico
“Crise Asmática e período inter –crise”
Crises Asmática
“O doente apresenta-se muito ansioso, tenso e angustiado tem respiração rapidae descontrolada queixas de ‘falta de ar” e chiadeira no peito.
Principais objetivos: * Diminuir a inflamação; * Alivio do bronco espasmo; * Controle da respiração.
Tratamento: * Administração de bronco dilatadores e antiinflamatório colocando se O paciente numa posição relaxamento De maior conforto para si; * Tentativa de combater a ansiedade, procurando obter uma descontração progressiva do paciente superior do tórax; * Durante o tratamento deve modificar o ritmo respiratório, o aplicar técnicas para expectorar “pois existe o perigo de agravar o broncoespasmo; * Após a melhora, há um broncoespasmo e tosse começa a ser produtiva; * Fazer controle da respiração (Diminuição a freqüência e prolongamento o tempo expiratório; *