Aula-tema 4: as interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais
Câncer de próstata
O câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Para 2005, estima-se a ocorrência de 46.330 casos novos para este tipo de tumor. O aumento observado nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro. Na maioria dos casos, o tumor apresenta um crescimento lento, de longo tempo de duplicação, levando cerca de 20 anos para atingir 1 cm e acometendo homens acima de 50 anos de idade.
Câncer anal
Tumores anais são aqueles que ocorrem no canal e margens do ânus. Tumores no canal são mais frequentes no sexo feminino e tumores na margem anal são mais frequentes no sexo masculino. Esses tumores exibem diferentes tipos histológicos, sendo o tipo carcinoma epidermóide aquele que ocorre em cerca de 100% dos casos. O câncer anal é raro, correspondendo apenas a 4% de todos os tipos de câncer que acometem o intestino grosso.
Câncer de boca.
O câncer de boca inclui os de lábio e da cavidade oral - mucosa bucal, gengivas, palato duro (céu-da-boca), língua e assoalho da boca. A Estimativa de Incidência de câncer para 2005 no Brasil aponta este tumor como o 8º mais frequente entre os homens (com 9.985 casos estimados) e o 9º entre as mulheres (com 3.895 casos estimados). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagista, e os riscos aumentam quando o fumante é também alcoólatra.
Câncer de colo do útero
No Brasil estima-se que o câncer de colo do útero seja o terceiro câncer mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não melanoma) e pelo de mama, e é a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para o ano de 2005, as Estimativas da Incidência de Câncer