Aula tema 2
As últimas décadas têm sido pródigas em referências e análises que tentam descrever e explicar as dramáticas transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho.
O trabalho é fundamental na vida humana e a evolução da sociedade se deu, em grande parte, graças à capacidade do homem de transformar o meio ambiente e garantir um constante desenvolvimento.
O trabalho sofreu mudanças significativas nas últimas décadas com a chamada globalização, que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho. Para compreender essa situação, é preciso destacar alguns fatores: * Mudanças na economia mundial: a década de 1980 proporcionava estabilidade e bons lucros as empresas que, até então, não se preocupavam muito em "encantar o cliente", mas a abertura do mercado às importações imprimiu um ritmo diferente,pelo consumidor se tornou feroz.
* Mudanças no perfil do trabalhador: a modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal.
* O emprego formal (carteira assinada, benefícios legais etc.) passa a ser substituído por trabalho (relação demanda e oferta, ganhos imprevisíveis, horários flexíveis, diversos clientes), que pode ser: terceirizado, por projeto, a distância, entre outros. Como resultado, surge a noção de empregabilidade, vista como um conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa ampliar suas chances de entrada no mundo do trabalho ou emprego.
* Pesquisas científicas vêm tentando ilustrar quais as características mais desejadas pelas organizações, e um dado interessante a destacar é que as empresas parecem priorizar as habilidades tidas como genéricas e as atitudes dos indivíduos, mais que as habilidades específicas de trabalho. Isso reforça a importância de você conhecer os recursos que possui para a empregabilidade, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes que resultarão nas suas competências. Para auxiliar nessa