Aula-tema 07: desbravando o mundo digital
Hoje existem regiões com muita riqueza e outras com grande pobreza que ignoram o progresso das regiões ricas, e é nesse contexto complexo, rico em contradições que se desenvolve a arte do nosso tempo. O expressionismo, fauvismo, o cubismo entre outros.
*O expressionismo teve origem em Dresden na Alemanha 1904-1905 com três amigos Ernst Ludwig Kirchner, Erich Reckel, Schimidt-rottuluff. Esse estilo era voltado mais para os sentimentos das pessoas, preocupando-se apenas com as sensações de luz e cor.
*O fauvismo dois princípios regem esse movimento artístico, a simplificação das formas e o emprego das cores puras. *O cubismo historicamente o cubismo originou das obras de Paul Cézanne, pois ele tratava as formas da natureza como se fossem cone, esferas, ou cilindros. Alguns cubistas foram mais longe que Cézanne, pois usavam todas as formas numa só obra. Com o passar do tempo o cubismo evoluiu em duas tendências chamadas cubismo analítico e cubismo sintético, o analítico tem como característica as cores mais escuras, já o sintético foi chamado também de colagem pois usava, letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidros metal, e até mesmo objetos inteiros nas pinturas.
A pintura de Picasso e Braque, os iniciadores do cubismo.
-Pablo Picasso (1881-1973), depois de descobrir a arte africana compreendeu que o artista negro pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com liberdade muito maior, Picasso começa a elabora a estética cubista, que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade.
-Georges Braque (1882-1963), depois de 1908 Braque passa pela fase do cubismo analítico que tem como exemplo sua obra ‘‘O potugues’’, entre 1913 e 1917 já sobre o cubismo sintético Braque começou a representar objetos destacando-lhes as partes mais significativas, a partir da década de 30, e depois de uma fase de transição, o artista