Aula-tema 07: crescimento economico dos paises do brics - russia
INTRODUÇÃO
?
O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Muitos são os fatores que envolvem a questão da motivação. Entre eles estão um dos mais polêmicos: o salário. Este funciona como um fator de motivação para os funcionários? Frederick Taylor, dentro de sua abordagem mecanicista, procura conciliar empresa x empregados em termos de produtividade x salário. Taylor acreditava que era possível tornar as fábricas da época mais produtivas, simplificando as tarefas e os movimentos executados pelos empregados.
“A história da evolução da administração científica, até a presente data, reclama uma palavra de advertência. O mecanismo da administração não deve ser confundido com a sua essência ou filosofia subjacente... O mesmo mecanismo que produzirá em um caso, quando a serviço dos princípios da administração científica, os maiores benefícios, conduzirá ao insucesso ou desastre se for erroneamente orientado. Centenas de pessoas têm confundido o mecanismo do sistema com sua essência.” (Taylor, apud Caravantes, 2008, p.47)
Segundo Caravantes (2008, p.98-100), a Teoria das Necessidades Humanas, ou Hierarquia das Necessidades Humanas, foi criada por Abraham Harold Maslow, que acreditava que o homem é motivado por necessidades dispostas em uma determinada hierarquia, o que significa que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi de certa forma satisfeita. Transcreve-se de forma sucinta tal teoria, estruturada em cinco níveis, conforme o disposto a seguir:
Necessidades fisiológicas ou básicas
Conforme Maximiano (2008, p.262), transcrevendo-nos a visão de Maslow, as necessidades fisiológicas ou básicas são: as necessidades de alimento, abrigo (proteção contra a natureza), repouso, exercício, sexo e outras necessidades orgânicas.
Necessidades de segurança
Para Chiavenato (2003, p.330), fazendo menção à teoria de Maslow, as necessidades de segurança constituem o segundo nível das necessidades humanas. São