Aula-tema 05: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso
EXAME SECUNDÁRIO
O exame secundário é a avaliação da cabeça aos pés da vítima.
O Enfermeiro deve completar o exame primário, identificar e tratar todas as lesões de risco de vida, antes de começar o exame secundário.
Seu objetivo é identificar lesões ou problemas que não foram identificados na abordagem primária.
Examinar todos os segmentos do corpo sempre na mesma ordem: Crânio, Face, Pescoço, Tórax, Abdômen, Quadril, Membros Inferiores, Membros Superiores e Dorso;
Fazer inspeção, palpação e ausculta, buscando:
Inspeção: cor da pele, simetria, alinhamento, deformidade, sangramento.
Palpação: deformidade, crepitação, rigidez, flacidez, temperatura, sudorese;
Ausculta: tórax (ápices e bases pulmonares e precórdio);
Finalize com a verificação dos sinais vitais.
Fazem parte da abordagem secundária os seguintes procedimentos, não realizados no ambiente pré-hospitalar: radiografias, sonda gástrica, toque retal, cateterismo vesical e lavagem peritonial.
HISTÓRICO AMPLA
Deve ser obtido um histórico rápido do paciente. Essas informações devem ser documentadas e repassadas à equipe médica no hospital.
O método AMPLA serve como lembrança dos seus componentes –chave:
Alergias: Principalmente a medicamentos.
Medicações: Drogas prescritas ou não que o paciente usa regularmente.
Passado médico e antecedente cirúrgico: Problemas médicos importantes para os quais o paciente recebe tratamento; inclui cirurgias prévias.
Líquido e alimentos: Pacientes traumatizados necessitarão de cirurgias, e alimentação recente pode aumentar o risco de vômito e aspiração durante a indução da anestesia.
Ambiente: Eventos que levaram ao trauma.
EXAME SEGMENTAR
CABEÇA: Palpe todo o couro cabeludo, imobilizando a coluna cervical. Palpe as órbitas, os ossos nasais, os malares e o maxilar. Simultaneamente, inspecione a cor e a integridade da face, hematoma e liquorragia por nariz e ouvidos, hematoma retroauricular