Aula sobre O Conto - Machado de Assis
Investigar o conhecimento prévio do aluno e relacionar o material a ser estudado com o seu cotidiano. Primeiramente, peça aos alunos que citem nomes de escritores que eles conhecem, ou por terem lido seus livros ou porque ouviram falar a respeito deles. Ajude-os nesta lembrança, dizendo títulos de obras que fazem parte do cronograma pedagógico para a série trabalhada.
Use o quadro-negro para anotar as informações coletadas, dessa forma, auxilia os alunos a visualizar melhor as informações. Se não forem citados, não se esqueça de acrescentar à lista importantes nomes como: Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Ângela Lago, Eva Furnari, Tatiana Belinky e, principalmente, Monteiro Lobato.
INSTRUÇÃO EXPLÍCITA
No uso da instrução explícita pelo professor, no ensino/aprendizagem de leitura de crônicas e outros materiais literários em de sala de aula, faz-se uso da Norma Culta da Língua Portuguesa.
Visando desenvolver as habilidades de leitura dos alunos, e ao imaginar que estes são de Ensino Médio de uma escola pública, pode-se levar em consideração o ensino da gramática no texto apresentado.
Continue a investigação. Pergunte se eles sabem quem são os dois famosos escritores brasileiros que estão sendo homenageados em 2008.
Dê as dicas: um é mineiro e nasceu em 1908. É conhecido internacionalmente pela obra Grande Sertão: Veredas. O outro é carioca e morreu em 1908.
É mais conhecido pelo livro Dom Casmurro, em que conta a polêmica história de amor entre Capitu e Bentinho.
Mostre imagens do escritor Guimarães Rosa (1908-1967), nascido em Cordisburgo, a 124 quilômetros de Belo Horizonte, e de Machado de Assis (1839-1908), nascido no Rio de Janeiro.
Observe as informações que a turma já tem para equilibrá-las com os novos conhecimentos.
Em seguida, conte que a turma conhecerá um dos mais consagrados escritores brasileiros: Machado de Assis, cujo conto estudado é o Alienista.
Depois de apresentar o conto