Aula sobre passes do futebol
Objetivo: desenvolver o fundamento do passe.
Quantidade de alunos: aproximadamente 30 alunos.
Duração da aula: 60 minutos.
Material a ser utilizado: bolas, cones, coletes, apitos.
• Passe
O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se quando um alguém envia a bola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.
Distância: Curto - até 4 m; Médio - 4 a 10 m; Longo - acima de 10 m;
Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico;
Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso;
Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo;
Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico.
Quando se quer um passe com a trajetória rasteira, deve-se ensinar a bater em cima da bola; quando se quer alto, embaixo e quando se quer meia-altura, no meio.
Plano de aula
Alongamento: 5 minutos
Aquecimento: 5 minutos
Atividades: 50 minutos
Alongamento
Na posição em pé, posicionar o braço estendido na direção do ombro. Com a outra mão apoiada no cotovelo, empurrar o braço na direção do peito. Trocar de braço.
Na posição em pé, estender os braços atrás do corpo, com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos voltadas para fora. Realizar o movimento de elevação dos braços.
Na posição em pé, elevar e flexionar um braço para trás da cabeça, e com a outra mão puxar o cotovelo para baixo. Trocar de braço.
Com as pernas em afastamento antero-posterior, sendo a de trás estendida e da frente flexionada, inclinar o tronco sobre a perna da frente, mantendo as mãos apoiadas no solo, uma de cada lado do pé. Forçar o quadril para baixo, inverter o posicionamento.
Na posição em pé, flexionar o tronco à frente, mãos em direção aos pés.
Na posição sentada, deixar as pernas estendidas e unidas. Inclinar o tronco à frente com as mãos, segurando as pontas dos