Aula SciLab 08
1 - Scripts
A maioria das instruções são executadas no prompt do SciLab; entretanto, quando se tem muitas linhas de instruções para serem processadas em conjunto é melhor agrupá-las em um arquivo-texto e executá-las a partir desse arquivo. Esse tipo de arquivo é chamado de script. Então, podemos definir um script como sendo “um arquivo que contém uma série de instruções para serem executadas”. É como uma receita de bolo; um roteiro com as instruções a serem executadas. As instruções contidas nesse arquivo são automaticamente executado pelo SciLab tal como se fossem executadas sequencialmente no prompt. A vantagem é que essas instruções são gravadas e podem ser executadas toda vez que for necessário, sem a necessidade de serem redigitadas.
Os arquivos de scripts são arquivos-texto (ASCII) com extensão .sce e podem ser executados de duas maneiras diferentes, porém equivalentes:
Acionando o Execute/Load into Sculab na barra de menu do Editor.
No prompt com o comando exec(<arquivo>)
<arquivo> é o nome do arquivo de script com o caminho completo, se ele não estiver no diretório de trabalho.
8.1 - Criando um arquivo de script
Como é um arquivo-texto, um script pode ser criado com qualquer utilitário que produza esse tipo de arquivo; o “Bloco de Notas do Windows” é um desses utilitários. Veja o exemplo a seguir.
Exemplo 8.1
Vamos criar um script com o “Bloco de Notas do Windows” para calcular e exibir as raizes de uma equação do segundo grau, a partir da entrada dos parâmetros da equação a, b, c, solicitados ao usuário com o comando input. O script executará as seguintes instruções;
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Solicita a entrada dos parâmetros da equação: a, b, c.
Atribui à variável d o resultado da expressão: b2 - 4*a*c.
Calcula a primeira raiz (x1) com a fórmula de Baskara 1
Calcula a segunda raiz (x2) com a fórmula de Baskara.
Exibe a primeira raiz.
Exibe a segunda raiz.
Para exibir as duas raizes foi utilizado o comando