Aula Rejane
Morfologia do fruto
CONCEITO DE FRUTO
2
É o ovário desenvolvido e com semente, pode ser formado por um ou mais ovários.
ORIGEM DO FRUTO
3
Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto.
FUNÇÃO DO FRUTO
4
A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, armazenar reservas nutritivas e promover sua disseminação.
DEFINIÇÃO DE FRUTO
5
É o conjunto formado pelo pericarpo, originado pelas paredes do ovário e a semente, formada a partir do óvulo fecundado, sendo e pericarpo dividido epicarpo, endocarpo e mesocarpo.
PARTES DO FRUTOS
6
São divididos em três camadas: epicarpo endocarpo e mesocarpo.
EPICARPO
7
Camada externa, normalmente uma camada membranácea e fibrosa. Pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa, e é popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo.
MESOCARPO
8
Camada imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta, que pode ou não armazenar substâncias de reserva. Provém do mesofilo carpelar.
ENDOCARPO
9
Camada mais interna, normalmente a camada mais rígida que envolve as sementes. Originase da epiderme interna da folha carpelar. Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresentase espessado e muito resistente, podendo ser a parte comestível, como na laranja.
10
TIPOS DE FRUTOS
Os frutos podem ser classificados quanto: à consistência do pericarpo; ao número de sementes; à deiscência; ao número de carpelos.
11
•
•
•
•
QUANTO A CONSISTÊNCIA DO PERICARPO
12
Carnosos: apresenta acúmulo de substâncias de reserva, são aqueles que têm pericarpo suculento. Secos
13
Apresentam seu pericarpo seco sem acumulo de substância.
QUANTO AO NÚMERO DE
SEMENTES
Monospérmicos
Dispérmicos
Trispérmicos