aula prática planárias e avaliação
Estagiária: Rosane Verona
Data: 14/05/2012
Duração: 240 minutos
Conteúdo: Aula Prática de observação de planárias representantes da Classe Turbellaria referente ao Filo Platyhelminthes; Avaliação dos conteúdos estudados.
Justificativa: De todos os animais bilaterais, os vermes chatos de vida livre que compreendem o filo Platyhelminthes são considerados há muito tempo os mais primitivos. A Classe Turbellaria compreende as planárias. Estes vermes de vida livre habitam ambientes aquáticos dulcícolas e marinhos e também solos úmidos de florestas. A classe Turbellaria apresenta grande diversidade, nesta classe estão relacionadas 12 ordens contendo cerca de 1.500 espécies.
A utilização do instrumento avaliativo é fundamental como forma de mensurar a aprendizagem dos alunos permitindo sanar as dúvidas e retomar o conteúdo trabalhado.
Objetivo: *Manipular e observar o comportamento das planárias;
Avaliar a aprendizagem dos conteúdos estudados. Metodologia: A aula será iniciada com a realização da chamada, após será realizada a correção dos exercícios propostos sobre o Filo Platyhelmintos e será recolhido, para avaliação, a atividade sobre o verme Schistossoma mansoni proposto na aula anterior.
Os alunos serão deslocados até o laboratório de ciências para a realização da atividade prática, no qual deverão formar grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá além de um roteiro para a realização da atividade (A), uma planária, e deverá observar esta e realizar as etapas prescritas no roteiro, que consistem em desenhar e identificar as estruturas corporais da planária: região dorsal, região ventral, ocelo, aurícula, boca, faringe protraída, boca e poro genital. Após realizada a prática, será recolhida para avaliação.
Após o intervalo, os alunos receberão a avaliação (B) que poderá ser feita com o auxílio da material didático.
Para o encerramento, será entregue um bombom como lembrança.
Avaliação: Será