Aula prática medida e tratamento de dados
Campus Joinville
CEM – Centro de Engenharias da Mobilidade
EMB5006 – Química Tecnológica 2014/2
Prática 01 – Medidas e Tratamento de Dados
RESUMO
A experiência prática foi realizada com o intuito de aprender a manusear corretamente os instrumentos: termômetro, balança, proveta e seringa. Além disso, a distinção de “precisão e exatidão” e a aplicação de algarismos significativos nas questões foram itens de suma importância.
Para alcançar tais objetivos três experimentos foram cumpridos. No primeiro as massas estimadas e reais de diferentes objetos foram analisadas a fim de observar as suas diferenças. Em seguida realizou-se a medição do volume de água em um becker com o auxílio de uma proveta e uma seringa, determinando a capacidade de precisão de cada um dos instrumentos. Por fim foi verificada a temperatura da água em diferentes estados físicos, assim como quando misturado com cloreto de sódio, para acompanhar as suas variações.
Por intermédio das atividades executadas foi constatada a importância da utilização correta dos instrumentos de medição para um resultado preciso e correto acerca das informações propostas.
Palavras-chave: Instrumentos. Medição. Massa. Temperatura. Precisão.
1 INTRODUÇÃO
O experimento realizado no dia 28 de agosto de 2014 possibilitou o manuseio de diferentes instrumentos para quantificar e mensurar diferentes massas, volumes e temperaturas. Por meio da prática conceitos como a aplicação de algarismos significativos, “precisão e exatidão” e instruções de uso dos instrumentos laboratoriais, obtiveram ampla fixação.
2 MATERIAL E MÉTODOS
2.1 Materiais e equipamentos:
- Termômetro
- Espátula
- Borracha
- Rolha de vidro
- Becker de 50 e 100 ml
- Moeda
- Proveta de 50 ml
- Seringa de 20 ml
- Balança
- Sal de cozinha (cloreto de sódio)
- Gelo
- Pipeta Pasteur
2.2 Métodos:
Primeiro experimento: Inicialmente a borracha, a rolha de vidro e a moeda foram