Aula Prática de manuseio de plancton
Aula prática da disciplina de planctologia foi ministrada nos dias (16, 23 de janeiro de 2014 e 03 de fevereiro do mesmo ano) no laboratório de “Biologia Aquática” ou LABIAQ, pertencente ao Instituto Sócio Ambiental de Recursos Hídricos (ISARH), e tem a finalidade de atender aos interesses voltados para a pesquisa taxonômica de plânctons e bentons.
, a finalidade deste trabalho foi saber sintetizar de maneira simples o que foi apresentado em sala de aula como teoria, dando uma abordagem sistêmica e padronizada a todos os grupos, para a identificação e similarização com os indivíduos planctônicos de alguns ambientes diversificados, através do auxilio de equipamentos de laboratório como exemplo: microscópio. Identificando desta forma, similaridades entre os plânctons e diversidade também.
2. OBJETIVOS
2.1 GERAIS
A finalidade deste trabalho foi saber sintetizar de maneira simples o que foi apresentado em sala de aula como teoria, dando numa abordagem sistêmica e padronizada a todos os grupos, para a identificação de alguns indivíduos planctônicos de ambientes diversificados, e coletagem diversificada, como tamanho da malha da rede a ser utilizada na captação dos organismos e ambiente (água doce e estuarino).
2.2 ESPECÍFICOS Através do auxilio de equipamentos de laboratório como exemplo: microscópio e ajuda do professor e seus ajudantes, obtivemos um maior entendimento do assunto, identificando desta forma, similaridades entre os plânctons e diversidades entre os mesmos.
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1. MATERIAL Apresentação de alguns equipamentos e acessórios de laboratório que se fazem útil para o aprendizado da biometria em si, como demonstrado nas figuras (1,2,3 e 4).
4. DESENVOLVIMENTO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que tais procedimentos são muito importantes para analises de otólitos e escamas para a idade e tamanho de crescimento dos indivíduos