aula prática, biologia celular
Todos os seres vivos são formados por células. Muitos seres vivos são constituídos de uma única célula isolada, como os protozoários. Os demais seres, entretanto, são pluricelulares. Eles também nascem de uma única célula, mas a célula inicial divide-se depois em várias outras, que também se subdividem. À medida que elas se multiplicam, em diferentes etapas do desenvolvimento, as células resultantes vão se tornando diferentes umas das outras, formando tipos com funções específicas.
OBSERVAÇÃO E PREPARO DE LÂMINAS
Tecido vegetal morto
Célula da epiderme da cebola
Plasmólise e deplasmólise
Amido nas células de batata
OBSERVAÇÃO E PREPARO DE LÂMINAS
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é observar a constituição da célula eucariótica vegetal, neste caso da cebola e da batata, ao microscópio e identificar as diferentes estruturas celulares da célula vegetal; as reações que ocorreram com os corantes: azul de metileno e á solução de iodo provocaram nas estruturas celulares.
MATERIAL:
Cortiça
Pipeta
Estilete
Água.
Microscópio
Cebola
Lâmina
Azul de metileno
Lamínula
Pinças
Água com sal
Batata inglesa
Solução de iodo
Tecido vegetal morto
Procedimento experimental
Cortou-se uma pequena fatia de rolha com um estilete. Após cortado colocou-se em uma lâmina com duas gotas de água para fixar o material. Em seguida foi colocada junto da lamina que apresentava o tecido vegetal morto a lamínula.
Após a lâmina ser preparada, foi prendido no microscópio para ser observada. No microscópio observou-se que a célula da cortiça, apresentava os espaços deixados pela célula, devido ser um tecido morto.
Fig. 1 – Células da cortiça
Periderme: À medida que uma árvore envelhece, outras peridermes podem se originar em profundidades cada vez maiores, o que ocasiona um acúmulo de tecidos mortos na superfície do caule e raiz. (No caso ocorreu com a cortiça).
Célula da epiderme da cebola