Aula pratica
DATA: 28/02/2013 PROFª GRÉCIA OIAMA DOLABELA BICALHO
8° Aula Prática
Visualização de Briófitas
Montes Claros – MG
Maio-2013
Danielle Tayrine Celestina Fróes
Débora Mariany Mendes Santos
Guilherme Gonçalves da Mota
Sanny Evelyn Nogueira Alves
Tatyane Martins Silva
Biologia dos Vegetais Inferiores
Relatórios referentes à disciplina Biologia dos Vegetais Inferiores do 1º período- Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Orientado pela professora Grécia Oiama Dolabela Bicalho.
Montes Claros
INTRODUÇÃO
Briófitas (do grego bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados. O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas: caliptra- tem forma de capuz, cobre a capsula e é uma proteção adicional, esporófito- é a fase diploide (2n), produz esporângio por meiose, se formam esporos haplóides que dão origem ao gametófito, gametângio- órgãos especializados na produção de gametas, anterídio e arquegônio, filídio.-estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
Musgos e hepáticas são os principais representantes das briófitas. O nome hepático vem do grego hepathos, que significa 'fígado'; essas plantas são assim chamadas porque o corpo delas lembra a forma de um fígado.
Os musgos são plantas eretas; as hepáticas crescem "deitadas" no solo.