Aula Pratica - Gravimetria
Vários métodos analíticos baseiam-se em medidas de massa. Na gravimetria por precipitação, o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada. Na gravimetria de volatização o analito é isolado dos outros constituintes da amostra pela conversão a um gás de composição química conhecida. O peso desse gás serve então como uma medida da concentração do analito. Na eletrogravimetria, o analito é separado pela deposição em um eletrodo por meio do uso de uma corrente elétrica. A massa desse produto fornece então uma medida da concentração do analito (SKOOG et all, 2010).
Dois outros tipos de métodos analíticos baseiam-se em medidas de massa.
Na titulação gravimétrica, a massa do reagente, concentração conhecida, requerida para reagir completamente com o analito, fornece a informação necessária para determinar a sua concentração. A espectrometria de massa atômica emprega um espectrômetro de massas para separar os íons gasosos formados a partir dos elementos que compõem uma amostra da matéria. A concentração do íons resultantes é então determinada pela medida da corrente elétrica produzida quando esse íons atingem a superfície de um detector iônico (SKOOG et all, 2010).
A análise gravimétrica é um método macroscópico que envolve, normalmente, amostras relativamente grandes em comparação com outros procedimentos analíticos quantitativos. É possível obter alto grau de acurácia e, mesmo nas condições normais de laboratório, alcançar resultados reprodutíveis com margem de
0,3 a 0,5%(MENDHAM, 2011).
Os métodos gravimétricos de análise baseiam-se em medidas de massa feitas com uma balança analítica, um instrumento que fornece dados altamente exatos e precisos (SKOOG et all, 2010).
As principais vantagens da análise gravimétrica são: a) as operações unitárias utilizadas no procedimento gravimétrico são de fácil execução e de boa reprodutibilidade e b)