aula pratica cerveja
DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Aula Prática: Fermentação - Cerveja
O novo status da cerveja
O consumo de cerveja no Brasil está mudando. Cervejas especiais, com os mais variados aromas e sabores, estão sendo adicionadas ao cardápio de bares e restaurantes. São cervejas feitas de trigo, maturadas em carvalho, com toques de mel, café – ou até rapadura. Algumas, a exemplo dos vinhos, têm a safra estampada no rótulo.
A mudança se deve à melhor difusão das bebidas artesanais, produzidas por mais de 100 microcervejarias nacionais, e das premium importadas. Elas já respondem por 6% do mercado brasileiro. É pouco em comparação com os números dos Estados Unidos (12%) e da Europa (20%). Mas, aqui, a adesão às cervejas especiais triplicou em sete anos. "Hoje, qualquer grande supermercado tem uma gama variada de rótulos", diz Enio Rodrigues, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Alguns restaurantes, como o paulistano Sal, já oferecem um cardápio indicando o casamento perfeito entre comida e cerveja. Com a ajuda dos especialistas Cassio Piccolo, do bar Frangó, e Eduardo Passarelli, do Restaurante Forneria Melograno, em São Paulo, VEJA elaborou uma lista com dez das melhores e mais caras cervejas especiais que podem ser degustadas no país – e os pratos que, na linguagem dos degustadores, melhor se harmonizam com elas:
Montagem com fotos de Mario Rodrigues e Germano Luders
Fotos Pedro Rubens
Marca: Deus
Tipo: Ale elaborada por champenoise
Origem: Bélgica
Características da bebida: sabor e aroma com notas adocicadas de abacaxi, compota de frutas e manjericão. É fabricada seguindo-se o mesmo método usado na produção de champanhe: a garrafa com a bebida fica pendurada de cabeça para baixo durante um ano e é girada 45 graus duas vezes ao dia. Lembra bastante um espumante e deve ser servida em flutes, taças apropriadas para esse tipo de vinho
Temperatura ideal: 0 a 2 graus