Aula Padroes alimentares n o usuais
Naturalismo
Alimentação macrobiótica
Vegetarianismo
Nutrição Humana
Profa Flávia Santos
Naturalismo:
Ênfase de tratar o corpo e o espírito, uso de
"produtos naturais”.
MACROBIÓTICA
Macro = grande e Bio = vida
Não é considerada uma prática alimentar, como o vegetarianismo ou naturalismo e sim uma filosofia
Enfatiza cereais integrais, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refeições pelo princípio das propriedades do yin e yang.
O Yin e o Yang são duas forças antagônicas, opostas, que se integram por serem complementares e que regem a vida física e espiritual.
MACROBIÓTICA:
Equilíbrio de forças opostas Yang (+) e Yin (-), onde busca-se manter a relação de 1 alimento Yang (+) para 5 alimentos Yin (-).
Os alimentos que têm composição mais próxima da relação ideal Sódio/Potássio de 1/5 são os cereais integrais, portanto, constituem a base de uma refeição saudável e precisam ser bem mastigados.
De todos os alimentos usados o único produto considerado equilibrado é o "Arroz Integral", que tem energias opostas equilibradas.
O ideal é que não seja consumido nenhum produto animal, porém pode-se recomendar que a dieta seja adotada gradualmente, comendo cada vez menos alimentos de origem animal até que o corpo não tenha mais necessidade deles.
Farinha refinada, açúcar, laticínios e carne de vertebrados são vistos como os mais nocivos, enquanto peixe é considerado aceitável se o corpo pedir por ele.
Além de frutas naturais, o único adoçante usado na comida macrobiótica é xarope de malte de cevada.
A dieta macrobiótica utiliza cereais integrais verduras, legumes, raízes e feijões (0-30%); e preferência peixe ou frango, (0-20%). As frutas comidas por pessoas saudáveis. Os líquidos ingeridos na menor quantidade possível.
(40-100%); carnes, de podem ser devem ser
Alimentos yang (forte, dinâmico, quente): cereais integrais, pão, farinha, aveia integral, raízes vegetais: batatas, nabos; peixe e