Aula Navarro E Commerce
1. Introdução
A Internet eliminou as barreiras tecnológicas, transformou e deu velocidade ao comércio mundial. A economia digital foi concretizada a partir do surgimento da internet que por sua vez possibilitou o comércio eletrônico.
A Internet mudou completamente o modo de se fazer negócio. Antes das vendas virtuais, o consumidor precisava se deslocar, de loja em loja, para realizar sua pesquisa e obter informações de um produto ou serviço, tendo como consequência um maior tempo gasto e também um custo elevado das compras. A evolução e o barateamento das tecnologias (tanto hardwares quanto softwares) vêm permitindo uma conectividade de baixo custo e de padrões universais, possibilitando ao consumidor e também às próprias empresas, obterem informações e comprarem diretamente pela internet. Esta nova prática foi denominada de Comércio Eletrônico. (ARAÚJO, OLIVEIRA E SCANDIUZZI, 2010:182)
A nova forma de fazer negócio proporcionou ao consumidor mais comodidade, maior poder de negociação, redução de preços, aumento da qualidade e, sobretudo maior personalização dos produtos e serviços. A cada dia mais empresas que se iniciam no comércio eletrônico buscam atender a nichos de mercado e necessidades mais específicas dos consumidores. Mas afinal o que é o Comércio Eletrônico? O comércio eletrônico (CE) é:
A realização de toda cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intraorganizacional, numa infra-estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo. (ALBERTIN, 2000:95)
Segundo Kotler (1999):
O comércio eletrônico como as compras e as vendas realizadas eletronicamente e on-line, e apresenta sete maneiras para a obtenção de vantagens comerciais neste novo mercado que