Aula Inteligencias Multipas
INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS
Essa teoria se apóia em novas descobertas neurológicas procedidas em Harvard e outras universidades dos EUA, mudando as linhas de conhecimento neurológico sobre a mente humana.
PREMISSA MAIOR PARA OS
ESTUDOS
O cérebro humano possui uma diversidade de inteligências e esse mesmo cérebro pode operar para diferentes ações, diferentes competências A TEORIA
VISÃO DE GARDNER
É uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor em qualquer área de atuação Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou-o a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.
O QUE É INTELIGÊNCIA PARA
GARDNER?
Define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
PONTOS-CHAVE NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS
MÚLTIPLAS
Toda pessoa possui todas as oito inteligências;
A maioria das pessoas pode desenvolver cada inteligência num nível mais adequado de competência;
As inteligências funcionam juntas de maneira complexa;
Existem muitas maneiras de ser inteligente em cada categoria. POR QUÊ O MODELO DE
GARDNER É PODEROSO?
Seu modelo é poderoso porque se baseia em pesquisas realizadas numa ampla variedade de campos, incluindo antropologia, psicologia cognitiva, psicologia de desenvolvimento e neuroanatomia.
REQUISITOS
Para que cada inteligência possa fazer parte da teoria é necessário que ela satisfaça a quatro requisitos básicos propostos por Gardner:
1- É CAPAZ DE SER SIMBOLIZADA
2- TEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE ESENVOLVIMENTO
3- É VUNERÁVEL E PODE SER PREJUDICADA POR TRAUMAS OU FERIMENTOS EM ÁREAS
ESPECÍFICAS DO CÉREBRO
4- CADA INTELIGÊNCIA POSSUI SEU PRÓPRIO VALOR CULTURAL
1- CADA INTELIGÊNCIA É CAPAZ
DE SER SIMBOLIZADA
A