Aula Instrumentos vazão
O princípio de medição é baseado na lei de Faraday que diz que:
“Quando um condutor se move dentro de um campo magnético, é produzida uma força eletromotriz (f.e.m.) proporcional a sua velocidade.” Vamos supor que nós temos um campo magnético, com densidade de fluxo magnético igual a B (gauss), aplicado a uma seção de uma tubulação com diâmetro D (m).
Se a velocidade média do fluido que passa pela tubulação é igual a
V (m/s), quando colocamos um par de eletrodos em uma posição perpendicular ao fluxo magnético, teremos uma força eletromotriz E(V) induzida nestes eletrodos, e a sua amplitude dada por:
E = B . D . V
Medidor de Vazão por magnetismo
B→
→ Densidade do fluxo magnético [ weber/m 2 ]
D → Distância entre os eletrodos [m]
V → Velocidade do fluxo [m/s]
E → Tensão induzida [Volts]
Medidor de Vazão por magnetismo
A vazão (Q) de um fluido em um tubo é dada por:
Tirando o valor da velocidade (V) da equação acima e substituindo na equação anterior. Teremos a vazão (Q) dada em função da densidade de fluxo magnético (B), força eletromotriz induzida (E) e o diâmetro da tubulação.
Medidor de Vazão por magnetismo
Observações:
1 - É de suma importância que a parede interna da tubulação não conduza eletricidade e que a parte do tubo ocupada pelo volume definido pelas bobinas não provoque distorções no campo magnético.
2 - As medições por meio de instrumentos magnéticos são independentes de propriedades do fluido, tais como a densidade, a viscosidade, a pressão, a temperatura ou mesmo o teor de sólidos.
3 - Que o fluxo a ser medido seja condutor de eletricidade.
Medidor de Vazão por magnetismo