Aula inaugural eng civil
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) falou sobre a tragédia de Santa Maria, ocorrida em janeiro de 2013, mostrou a falha técnica dos engenheiros no desenho da boate, o qual não havia saídas de emergência, também não havia há muito tempo vistoria dos bombeiros. Salientou que é sempre preciso que o pior aconteça para que as autoridades tomem consciência do caos que a sociedade esta enfrentando.
O mestrando Engenheiro Civil Roberto Christ apresentou seu trabalho de conclusão de curso com o seguinte assunto: Desenvolvimento do concreto de pós reativos com menor impacto ambiental e misturas híbridas de fibras. Neste, apresentou que o CPR possui elevado desemprenho e densidade, tento uma forte resistência mecânica, chegando a ser comparado ao aço. As fibras geram maior resistência impedindo que o material se esfarele ao ser rompido. A sua proposta de dissertação é: substituir cimento por cinza volante para menor impacto ambiental. Estudar as fibras de polipropileno e de aço, vendo qual terá maior rendimento com o CPR.
A consultora acadêmica e engenheira civil Silvia Costa Dutra, apresentou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mostrando como é calculada as notas de cada curso na universidade. Mostrou também as posições da Engenharia Civil da Unisinos nos últimos anos.
O professor, Engenheiro Civil e Engenheiro da Segurança no Trabalho, Fábio Henrique Ribeiro apresentou o seguinte assunto: Durabilidade das estruturas: uma visão holística. Neste, falou sobre a vida útil do material/utilidade, apresentou que era importante primeiro conhecer a área e fazer resistir a aquilo que é exposto, pois só assim seria eficaz o trabalho. Afirmou também que estruturas mais duráveis, ou seja, com maior vida útil, geram menos gastos com manutenção, recuperação e novas construções.
Questionário:
Nome do empregado: Fransisco Barcelos
Nome da empresa: Shimitd Construções
Endereço da obra: Oswaldo Aranha, 140,