Aula Farmacia Hospitalar 123 1
Conceito: “Parte de um sistema integrado à saúde,cuja função é dispensar a comunidade, total assistência a saúde preventiva e curativa,incluindo serviços extensivos a família em seu domicílio e ainda em centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e das pesquisas sociais”. (OMS)
HOSPITAL
Atendimento a saúde:
• Nível primário: postos e centros de saúde;
• Nível secundário: pequenos hospitais públicos e centros de especialidades médicas; • Nível terciário:hospitais de ensino e particulares de primeira linha;
• Nível quaternário: tratamentos especiais:neurocirurgia,transplantes,cirurgias cardíacas.
HOSPITAL
Função: Prevenção da afecção, moléstia,prénatal e vigilância no parto, vigilância no crescimento normal da criança e do adolescente, luta contra doenças transmissíveis, prevenção da invalidez total
(mental e física), educação sanitária e higiene do trabalho.
HOSPITAL
Restauração da saúde: Diagnósticos nos serviços ambulatoriais,tratamento curativo das enfermidades,readaptação física,mental e social dos pacientes, assistência em casos de urgência,acidentes e enfermidades.
HOSPITAL
Prevenção
-Nível primário: evitar mecanismos e fatores desencadeantes de doenças antes da instalação dos mesmos;
-Nível secundário: requer conhecimento epidemiológico com objetivo de estruturar programas de rastreamento,visando detectar a doença enquanto assintomática ou passível de tratamento ou ainda minimizar o ritmo de sua evolução; -Nível terciário: tratamento precoce das doenças sintomáticas estabelecidas e suas complicações,evitar perda funcional,reabilitação precoce.
HOSPITAL
Funções educativas: Oferecer suporte estudantes de medicina, farmácia, enfermagem, residentes, enfermeiros, farmacêuticos, administradores de saúde, assistentes sociais e profissões afins.
HOSPITAL
Promoção de pesquisa: aspectos físicos, psicológicos e sociais da saúde e da enfermidade, métodos técnicos e administrativos do hospital.
HOSPITAL
•