Aula expositiva
O método expositivo consiste na apresentação oral de um tema, logicamente estruturado.
Exposição dogmática: Posição do tema que não pode ser contestado, ser aceita sem discussões e participação dos alunos, onde o único processo de avaliação são as provas de verificação.
Exposição aberta ou dialogada: Pretexto para desencadear a participação da classe.
Características de uma boa exposição:
• Domínio e segurança: ter o domínio do assunto a ser exposto, transmitir segurança na voz, para conseguir prender a atenção dos alunos.
• Objetividade.
• Conclusões, aplicações ou arremate definido: para finalizar o assunto, apresentar a conclusão e ver se todos chegaram a uma mesma conclusão ou algo parecido.
Conclusão: Nós concluímos que, entre a exposição dogmática e a dialogada, a melhor forma didática de lidar com uma temática é a expositiva dialogada. Não que a exposição dogmática não seja importante, mas ela não abre oportunidades para que os alunos também participe, pois o que o professor passa, é lei, não pode haver contestações. Já na exposição aberta, há espaço para discussões, debates, já que as temáticas do professor são passadas de forma a instigar a curiosidade e a participação. Claro que na exposição aberta ou dialogada tem que se tomar cuidado para que haja uma boa exposição, tais como domínio do assunto,objetividade, organização, linguagem clara e conclusão. Também se recomenda uma preparação prévia da aula. E para avaliar se os alunos entenderam a proposta, pode-se propor debates, solicitar exemplos ou até mesmo, que façam oralmente uma síntese do tema. Por fim, sempre ter em mente a maturidade dos alunos e a flexibilidade para adaptar o