aula estrategia
Uma empresa pertencente a este tipo de indústria significa que ela não possui uma parcela significativa do mercado e, consequentemente, não pode influenciar fortemente o resultado da indústria. Normalmente é formada por empresas de pequeno e médio porte, de iniciativa privada. Elas podem ser exemplificadas dentro de áreas como prestação de serviço, varejo, distribuição, fabricação de madeira e metal, produtos agrícolas e negócios criativos.
O que torna uma indústria fragmentada
Algumas indústrias são fragmentadas por motivos históricos – em virtude dos recursos ou da qualificação das companhias que tradicionalmente fazem parte delas ou através de causas econômicas descritas a seguir:
Barreiras de entrada pouco significativas: quase todas as empresas desta indústria possuem barreiras de entrada baixas, sendo o motivo mais forte para que elas aconteçam. Por isso, é formada por empresas na maior parte de pequeno porte. Porém, a fragmentação está associada a mais de um fator descrito aqui.
Ausência de economias de escala ou curva de experiência: as indústrias deste setor são caracterizadas por não trabalhar, em geral, com economias de escala ou curva de experiência em qualquer parte da atividade, seja ela fabricação, comercialização, distribuição ou pesquisa. Como exemplo pode ser dado a pesca da lagosta, o cultivo de cogumelos, entre outros.
Custos de transporte elevados: altos custos de transporte limitam o porte de uma fábrica eficiente ou de uma área de produção, apesar da ocorrência de economias de escala. Os custos de transporte são elevados em indústrias como de cimento, leite e produtos químicos altamente corrosivos.
Custos de estoque ou flutuações irregulares nas vendas: apesar da existência de economias de escala no processo de produção, elas não podem ser obtidas se os custos de manutenção de estoque forem elevados. Da mesma forma, se as vendas flutuarem, a empresa com instalações em larga escala