Aula Durkhein
Atenção, lembrem-se: Durkhein exolica a sociedade através das instituições, logo quando há um problema social existe então um problema nas instituições, a isso ele chama de anomia.
Objeto de estudos: Os FATOS SOCIAIS como coisa exterior, ou seja, para ele os fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (leis, costumes, língua, maneiras de agir – pensar - sentir). Portanto, qualquer forma de coerção sobre os indivíduos que seja exterior a eles, uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre os indivíduos.
Três características principais de um fato social :
* Coercitividade - caracteristica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
* Exterioridade - esta caracteristica transmite o fato desses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
* Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
Visão de sociedade:
Complexo integrado de relações; Interdependência de uns com os outros;
Integração social:
Durkheim estabeleceu uma diferença entre sociedade primitiva, caracterizada pela "solidariedade mecânica", de forte consciência coletiva; e a sociedade complexa dominada pela "solidariedade orgânica", de marcada diferenciação social.
*A solidariedade mecânica predomina quando existe grande semelhança entre os indivíduos da sociedade, que partilham sentimentos, adotam os mesmos valores e admitem as mesmas crenças. A solidariedade orgânica é o consenso resultante da diferença, fenômeno que caracteriza a sociedade moderna.
Desigualdade Social:
É vista por ele como algo bom, algo funcional. Diferenciação social é bom, porque individuos que trabalham,