Aula de Topografia - Altimetria
Curso Técnico em Agropecuária
TOPOGRAFIA - ALTIMETRIA
Prof. Renato Lara de Assis
1º Semestre de 2013
ALTIMETRIA
É a parte da topografia que estuda os métodos e instrumentos empregados na determinação da variação do relevo do terreno e de sua representação gráfica. Um dos principais empregos do conhecimento da altimetria é determinar as diferenças de alturas (diferença de nível – DN) entre pontos do terreno.
2
REFERÊNCIA DE NÍVEL
São planos de referência usados em altimetria para estabelecer as diferenças de nível entre dois ou mais pontos do terreno. Podem ser naturais (o nível do mar) ou arbitradas pelo técnico.
a) Nível Médio dos Mares (NMM) ou “nível verdadeiro”, cuja DN até o ponto é chamada de altitude;
b) Um plano de referência qualquer, livremente arbitrado pelo técnico, ou seja, um “nível aparente”. A diferença de nível deste plano até o ponto é chamada de cota. Serve para se fazer comparações altimétricas entre pontos. Exemplo: Terraplanagem de uma área.
3
ALTIMETRIA
MÉTODOS DE NIVELAMENTOS
Nivelamento Barométrico
Tipo de nivelamento feito a partir do nível verdadeiro, utilizando a diferenças de altitude entre os pontos, o que geralmente se faz por meio das diferenças entre os mesmos. Instrumento empregado é o barômetro, pelo qual se mede as diferenças de pressão entre os pontos. Sabe-se que 1 mm/Hg equivale a aproximadamente 11 m de altitude, determinado assim a diferença de nível entre os referidos pontos.
Limitação: baixa precisão, para levantamentos topográficos.
Atualmente emprega-se o GPS para estas determinações. Ressalta-se que o
GPS de navegação opera com margem de erro muito grande (> 10 m). Serve apenas para referência.
4
ALTIMETRIA
MÉTODOS DE NIVELAMENTOS
Nivelamento Trigonométrico
Nivelamento feito com o teodolito, através da medição da distância entre dois pontos (DH ou DI) e do ângulo de inclinação do terreno (ângulo vertical). Utiliza-se princípios da trigonometria.
Tem precisão média, mas é rápido e permite