Aula_de_tica_I

762 palavras 4 páginas
Ética e Moral

I. DEFINIÇÕES.
MORAL: do latim “mos”, “mores”, que significa costume.
“ É um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens” (Vásquez).
ÉTICA: do grego “ethos”, que significa lugar, moradia, caráter, mentalidade.
“É a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.
(Vásquez).

Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (Vázquez).
Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

II. DISTINÇÕES.
No campo teórico:
A moral sempre existiu para os indivíduos de uma coletividade, que se relacionam com os demais e passam a exercer determinado comportamento, que pode ser considerado pelo grupo bom ou mau, ou seja, moral ou imoral.
A ética surge posteriormente à moral, a partir do momento em que os primeiros filósofos começam a se preocupar e analisar o comportamento moral dos homens na sociedade.

A moral e a ética se relacionam e se interligam enquanto ciência e seu objeto de estudo, uma vez que os homens agem moralmente e também refletem sobre esse comportamento prático.
Sendo assim, podemos dizer que a moral é normativa e a ética é a teoria, o conhecimento ou a ciência, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.

No campo prático:
Não só no campo teórico, moral e ética se diferenciam, também no campo prático, a moral e a ética se distinguem, no que diz respeito aos problemas morais e os problemas éticos.
Os problemas morais dizem respeito a questões concretas.
Os problemas éticos referem-se à questões gerais, universais e abstratas.
Não pergunte à

Relacionados