AULA DE PRONTU RIO 2
Multidisciplinar
PROFESSORA: MIRTES RIBEIRO
Histórico
• Hipócrates – sex V a.C.
– Influencia o médico a fazer o registro
– Propósitos do prontuário:
• Refletir de forma exata o curso da doença
• Indicar as possíveis causas da doença
– Registro cronológico
• Prontuário orientado pelo tempo
Histórico
• Primeiro Relatório Médico conhecido situa-se no período entre 3000 e 2500 a.C.pelo médico egípcio INHOTEP em um papiro (Carvalho, 1977).
• Séc. 19: Informações e anotações no prontuário baseadas no que os médicos ouviam, sentiam e viam. • Em 1944, o uso do prontuário foi introduzido no Brasil, pela Prof.ª Dr.ª Lourdes de Freitas Carvalho, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Carvalho, 1977).
Histórico
O sistema foi adotado pelo Instituto Nacional de
Previdência Social e, atualmente, o Código de Ética
Médica, aprovado pela resolução n.º1246/88, estabelece, no artigo 69, a obrigatoriedade de elaboração de prontuário para cada paciente.
“É vedado ao médico:
Art. 69 - Deixar de elaborar prontuário médico para cada paciente.” Prontuário Médico (PM)
O nome prontuário, provém do latim prontuarium, lugar em que se guardam as coisas que devem estar à mão, despensa, armário. Daí, por extensão, manual de informações úteis; de promptus, preparado, que está à mão; de promere, tirar uma coisa de onde está guardada, fazer sair (Houaiss, 2001).
Conceito
É a coletânea de dados que contém toda a História do paciente.
É um conjunto de documentos médicos padronizados e ordenados, destinados ao registro dos cuidados profissionais prestados ao paciente pelos serviços de saúde pública ou privado. Prontuário Médico (PM)
O Conselho Federal de Medicina (CFM), pela
Resolução
n.º
1.638/02,
define
prontuário
como
“documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registrados, gerados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele