Aula De Percep O
• Função dos receptores de transformar estímulos em impulsos nervosos.
• “É a conversão da energia física numa forma neural de estimulação, realizada por neurônios especializados nos órgãos sensoriais” (Material
Didático – MD).
RECEPTORES SENSORIAIS
Num sistema sensorial, um receptor sensorial é a estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.
Esses receptores são classificados de acordo com a natureza do estímulo para os quais são sensíveis
DIVISÃO GERAL DOS RECEPTORES
Exteroceptores: recebem estímulos externos, procedentes do ambiente. Visceroceptores: recebem estímulos procedentes dos órgãos internos. Proprioceptores: localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar em diferentes situações.
RECEPTORES QUANTO À SUA FUNÇÃO
Fotorreceptores:
Responsáveis pela transformação da energia eletromagnética em impulso nervoso.
Quimiorreceptores:
Responsáveis pela transmissão de estímulos químicos em impulso nervoso. Termorreceptores:
Responsáveis pela transformação da energia térmica em impulso nervoso. RECEPTORES QUANTO À SUA FUNÇÃO
Mecanorreceptores:
Responsáveis pela transformação da energia mecânica em impulso nervoso. São responsáveis pelas sensações táteis e auditivas. Nociceptores:
Responsáveis pela transformação de estímulos intensos (químicos, térmicos e sólidos) em impulso nervoso. Responsável pela sensação de dor.
ADAPTAÇÃO SENSORIAL
É decréscimo da experiência sensorial devido à exposição contínua a um estímulo imutável. A adaptação é um processo fundamental no sucesso das espécies, no contexto evolutivo.
Exemplos:
- Adaptação ao frio, ou ao calor.
- Adaptação aos sons.
- Adaptação aos odores.