Aula de Gestão e LEgislaç
Generalidades
1. A diferença fundamental do túnel em relação as outras obras de Engenharia é que os principais materiais de construção são materiais geológicos; constrói-se o túnel com o material que está lá, e não com um material processado.
2. O agregado tem características geológicas que vão condicionar o tipo de concreto.
Os Solos do ponto de vista da construção de túneis
1. são considerados materiais contínuos, ou seja, suas propriedades físicas (resistência a compressão, por exemplo) são, numa primeira aproximação, isotrópicas. Assim, podemos considerá-los como uma massa continua, apesar de ser na verdade pseudo-contínua, na hora de se fazer simulações computacionais.
2. Os solos são de origem sedimentar (depositados, litificados) ou de alteração de alguma rocha preexistente (rocha sedimentar ou ígnea).
Considerações
1. A construção de um túnel leva em consideração principalmente, sua interação com inúmeros aspectos ligados à ocupação do solo, à preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico.
2. Assim, elas são condicionadas às características geológicas e geotécnicas do solo e da topografia local
A escolha do método construtivo
1. Devido a características físicas diversas na maioria das situações, o que ocorre é uma alternância de estruturas, que podem ser ora em superfície, ora elevadas ou subterrâneas.
2. A escolha do método construtivo, além dos aspectos já citados, está condicionada também, às tecnologias construtivas disponíveis.
Principais Problemas
1. Os principais problemas encontrados em obras de túnel são :
2. ---água
3. ---investigação(métodos diretos e indiretos).
Águas Subterraneas
1. a água atua nas fraturas e no solo exercendo pressão nos poros (pressão neutra).
2. A água está carreando material quando ela tem fluxo, em geral a pressão de carreamento dela é maior do que a tensão de coesão do solo então ela acaba provocando uma erosão profunda.
3. Quando almeja-se a