Aula de Comunicação
Esta Aula apresenta aspectos relativos ao texto informativo, destacando a carta pessoal como um texto que objetiva a comunicação e tem em vista a interação entre interlocutores.
A comunicação tem por objetivo a transmissão de mensagens e não se restringe unicamente à fala: silêncios, olhares, gestos, expressões faciais, vestimentas, posturas são comportamentos que também comunicam, já que produzem uma reação ou efeito sobre o outro.
Se, ao comunicar, o objetivo do produtor é instruir seu interlocutor, ele indica passo a passo o que deve ser feito; se é expressar uma opinião, ele argumenta; se é transmitir conhecimento a respeito de algo, ele constrói um texto que exponha saberes.
Por isso se diz que, ao interagir com outras pessoas (oralmente ou por escrito), são produzidos textos que constituem os gêneros textuais, criados para atender necessidades da interação verbal, ou seja, adequados a diferentes situações de produção.
Situação de produção: define-se a partir da finalidade do texto a ser produzido, de quem são os produtores e os interlocutores e do meio disponível para veicular o texto. Os generos textuais são sempre adequados às diferentes situações de produção do discurso e às esferas de circulação.
Significado de Veicular (Dicionário Aurélio)
v.t. Transportar em veículo. / Fig. Introduzir, importar. / Transmitir, propagar, difundir: veicular boatos.
Assim:
Na esfera jornalística, os gêneros mais comuns são notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, entre outros;
Na esfera científica, há o artigo ou ensaio, o relatório, o seminário, a conferência, o verbete de dicionário, etc.;
Na esfera artístico-literária, há os gêneros clássicos: a lírica, o drama e a narrativa, com suas subdivisões modernas, tais como o romance, a novela, o conto a crônica, o roteiro de cinema etc.;
Na esfera oficial, o requerimento, o ofício, o relatório, a ata, a carta comercial, etc.;
Na esfera pessoal, há a carta, o bilhete,