Aula de ciências sobre energia
Aula de Ciências
9º ano Ensino Fundamental
RIO DE JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
Iniciaremos o primeiro bimestre enfocando o conceito de energia. Em seguida as diferentes formas de energia e os processos de transformação, conservação e dissipação de energia. O estudo da energia possui grande importância social e por isso se destaca além de sua importância na Física, Química e Biologia. Em nosso cotidiano a energia está presente em várias situações como em máquinas, veículos, na iluminação e no próprio organismo humano que necessita de energia para sobreviver. O conceito de energia é um termo que possui diversas concepções além da científica, seja do senso comum ou de outras como filosófica. Por isso é importante o uso de critério cientifico para explicar os processo e fenômenos que ocorrem nas transformações e degradação da energia. Para isso precisamos de um conceito de energia que permita uma conversa entre o senso comum trazido pelos alunos e a linguagem científica.
“Energia é uma magnitude Física que se apresenta sob diversas formas, está envolvida em todos os processos de mudanças de estado, transforma-se e transmite-se, depende do sistema de referência e, fixado este, conserva-se”.
Traduzido de Michinel y D´Alessandro (1994, p.370), apud Bucussi, A. A. (2006, p. 22)
Utilizando esse conceito podemos obter uma rica reflexão sobre a definição de energia e também sobre as fontes de energia. Podemos classificar como fontes de energia o Sol, o vento, as barragens e os rios e mares, combustíveis fósseis entre outras. Nesse momento podemos classificar a energia em três formas: a cinética, potencial e a radiante. Sendo que a energia potencial pode ser subdivida em elástica, gravitacional, elétrica e nuclear. Seguindo esta linha raciocínio, chegamos ao conceito de dissipação de energia que compreende a transformação de qualquer forma de energia em outra