Aula de capoeira
Tema: História e Filosofia da capoeira
Tempo: 45 min.
Objetivo Geral: apresentar aos alunos a história, onde e porque surgiu a capoeira, evidenciando a sua importância cultural e de aprendizado na escola.
Objetivos Específicos
- Apresentar aos alunos a elementos históricos e filosóficos da capoeira e como foi difundida no Brasil.
- Identificar o conhecimento já existente produzindo uma interação sobre a arte-luta com diálogo por parte dos alunos.
- reconhecer elementos da cultura corporal da capoeira como vestimentas e ambiente.
Conteúdos
História e filosofia da capoeira.
Ano
Fundamental II – 6° ano
Procedimentos Metodológicos
Introdução (5 min.): Iniciar a aula cumprimentando os alunos, pedir para que formem um semicírculo, fazer a chamada, e abrir uma discussão sobre o tema, perguntar se alguém na classe conhece ou já praticou/pratica capoeira, ou até mesmo acompanham competições ou apresentações.
Aula propriamente dita (20 min.)
História da capoeira A capoeira teve sua origem pelos negros em meados do século XVI no Brasil, principalmente em grandes cidades portuárias com a chegada de navios negreiros, foi desenvolvido com o objetivo de defesa e fuga das senzalas na busca da emancipação da escravidão, formando quilombos no meio das florestas onde viviam. Era uma luta violenta, sangrenta e muitas vezes mortal.
No século XX, Mestre Bimba foi uns dos principais capoeiristas que buscaram apresentar a capoeira como uma luta nacional, e não com a imagem de prática denegrida pela sociedade. Então, levou até o presidente Getúlio Vargas, onde foi feita uma apresentação pelo Mestre Bimba e outros capoeiristas do mesmo movimento, que ficou impressionado e tornando a capoeira como patrimônio cultural do Brasil. Sendo um dos primeiros passos para a valorização da capoeira no próprio país que a desprezou. A palavra capoeira foi generalizada para vários fins, tanto para os