Aula Da Cintia Dia 21 De Outubro
biomonitor ativo- apresenta mudança de caracteristicas na propria folha biomonitor inativo- só vai apresentar alteraração qndo feito analises laboratoriais biomonitor ou bioindicador.
* Meteorologia e dispersãao atmosférica a concentração de uma determinada substância na atmosfera varia no tempo e no espaço em função das reações químicas, dos fenômenos de transporte, das condições meteorológicas e do relevo.
Nos estudos de impacto dde poluição do ar para a localização industrial, normalmente se inclui uma descrição das condições metereológicas e da topografia.
* Escalas de movimento
- escala sinótica
Estão associados os movimentos do ar resultantes da circulação geral da atmosfera, interagindo com as massas de ar.
* condição favorável ( até 3.000 km )
*condição desfavorável
-mesoescala
Os fenômenos dessa escala que influenciam a qualidade do ar local são variações diurnas da estabilidade atmosférica e a topografia regional. Os fenômenos que ocorrem dentro dessa camada tem importância fundamental nos processos de transporte e dispersão.
-microescala
Estes movimentos são responsáveis pelo transporte e difusão dos poluentes tanto na horizontal quanto na vertical. Nesses casos, a turbulência atmosférica gerada por diversos pequenos obstáculos, é importante na verdadeira trajetória das plumas emitidas pelas fontes fixas.
Aula dia 04/11/11
Controle de odor
A medição do grau de odor leva em consideração quatro parâmetros: detectabilidade, intensidade, aceitabilidade e qualidade. Existem instrumentos que permitem estabelecer uma ordem de grandeza do odorante pela comparação do mesmo com ar puro.
Combustão
Mais econômico
Incineração
Realiza oxidação, boa alternativa quando há presença de particulados venosos.
Absorção
Quando se trata de grandes vazões de gases solúveis.
Adsorção
Usada em filtros destinados a coletar e concentrar poluentes muito diluídos, porém, de odor desagradável.
Ozonização
Eficaz quando o odorante é de origem