Aula CO Percepcao
Disciplina: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Período : 2º
Aula : ESTUDO DA PERCEPÇÃO Data: 03/03/06
INTRODUÇÃO
O Homem já fez imensos progressos no estudo do mundo físico e da vida. Por meio das capacidades de sua mente, o Homem vem realizando prodígios tecnológicos: chegou à Lua, inventou máquinas impressionantes, consegue transmitir quantidades imensas de informação a uma velocidade incrível, encontrou tratamento para muitas doenças e já desvendou uma grande parte de nosso código genético. Mas em que medida o Homem entende a si mesmo, em que medida nós entendemos nosso comportamento, nossa mente? De que forma nossas crenças e valores afetam nossa forma de ver o mundo?
A importância do estudo da percepção para a compreensão do comportamento organizacional se justifica, pois o comportamento, seja ele analisado dentro dos limites das organizações ou fora delas, está diretamente ligado à percepção que o indivíduo possui do mundo externo e não da realidade propriamente dita. A diversidade de interpretações que se faz da realidade evoca o estudo da percepção. Vários processos organizacionais podem ser analisados e estudados a partir da compreensão da percepção dos indivíduos, como por exemplo, a motivação, a resistência às mudanças, a insatisfação no trabalho. Mas então o que é percepção, quais os fatores que a afetam e qual a relação que possui com o comportamento organizacional?
DEFINIÇÕES
Existem diversas definições e conceitos para a percepção, como:
A percepção pode ser definida como a imagem da realidade que provoca no ser humano uma reação, um comportamento. A percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao