AULA 9 Nao Adulteraras
(Revista: CPAD)
Tema: NÃO ADULTERARÁS
Texto Áureo: Mateus 5.28 INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição se prepare para perguntas acerca de alguns pecados como fornicação e incesto, não seja pego desprevenido.
- “condena o adultério e a impureza sexual”, note que o mandamento só fala de adultérios, mas no texto de Deuteronômio está bem mais especificado.
- “objetivo de proteger a família”, na verdade o objetivo é de proteger toda a sociedade incluindo suas famílias, uma coisa está ligada a outra.
- “santidade dele é inquestionável”, a Bíblia não condena o modo como o casal pratica seu ato sexual, mas é incisiva no que se refere às pessoas que o praticam. Ex.: a Bíblia nunca fala em como deve ser o sexo do homem para com sua esposa, mas ela proíbe esse homem de ter relação com outro homem, com a mulher de outro, com animais, etc. O sexo do casal é santo e deve ser separado, deve ficar entre o casal.
- “e de outra na graça”, Jesus foi quem modificou o modo de vermos a questão do adultério, e também as outras questões.
- “foi resgatado pela graça e adaptado a ela”, na forma da lei o modo de tratar o adultério é incompatível com a graça, umas das coisas que Jesus adicionou ao modo de tratar os casos de adultério foi a liberação do perdão.
__________________________________________
1. O SÉTIMO MANDAMENTO
1. Abrangência.
- “contexto social contaminado pelo pecado”, se refere ao modo como a sociedade encara o sexo e casamento hoje. Os homens traem e não ficam nem com peso na consciência.
- “Sua regulamentação para os israelitas”, a regulamentação é a forma de se aplicar uma lei, pois uma coisa é dizer: “Não adulterarás” e outra é mostrar as situações e especificar os casos.
2. Objetivo.
- “Primeiro aparece a proteção da vida”, se refere a segunda parte dos Dez Mandamentos que começa com o 6º mandamento, “Não matarás” que é uma proteção à vida.
- “em seguida vem a família”, a família é valorizada na ordenança desse