Aula 8 Desenvolvimento Psicanálise
Psicanálise
Sigmund
Freud
(1856-1939): médico vienense, foi o criador da perspectiva psicanalítica, segundo a qual o desenvolvimento é moldado por forças inconscientes que modificam o comportamento.
Desenvolv. psicossexual segundo Freud:
Uma seqüência invariável de fases do desenvolvimento
da personalidade durante os primeiros anos de vida, infância e adolescência, em que a gratificação se desloca por várias partes do corpo.
Freud acreditava que as pessoas nascem com impulsos biológicos que devem ser redirecionados para tornar possível a vida em sociedade. Ele dividiu a personalidade em três componentes hipotéticos: id, ego e superego. Os recém nascidos são governados pelo id, que opera pelo princípio do prazer – o impulso que busca satisfação imediata de suas necessidades e desejos.
O ego, que representa a razão, desenvolve-se gradualmente durante o primeiro ano de vida e opera sob o princípio da realidade. O objetivo do ego é encontrar formas de satisfação realistas, e que sejam aceitáveis para o superego, mas isto só ocorre lá pelos 5, 6 anos quando o superego se desenvolve.
Desenvolvimento psicossexual segundo
Freud:
O superego inclui a consciência e incorpora
deveres e proibições socialmente aprovados.
Este é altamente exigente, e quando não satisfeito a criança se sente culpada e ansiosa.
Ao longo dos tempos, a sociedade vem, pouco a pouco, se familiarizando e compreendendo as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil que seguem etapas de desenvolvimento que Freud denominou de fase oral, anal, fálica, latência e genital.
Fase Oral (0 aos 12 – 18 meses)
Características
principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê.
A principal