Aula 7 rsma
FCG Anhanguera Unaes
Profª Tutora Eloísa Dalbem
Angela Almeida de Lima RA: 2504051961
Processo de Socialização
O processo socialização tem início no momento que o indivíduo nasce, e se desenvolve ao longo de toda a vida, e só termina quando a pessoa morre. Mesmo com experiências comuns dentro da sociedade, cada pessoa é única em relação a toda a sociedade. Podem até haver personalidades parecidas, mas haverá traços que irá diferenciar a pessoa dentro da sociedade.
Pessoas nascida e criadas na zona rural, por exemplo, falam e age diferente das pessoas nascida e criadas na zona urbana, assim como os costumes e vocabulário dos gaúchos é diferente dos mato-grossenses.
Boa parte da minha infância, eu morei em fazenda. Quando mudei para a cidade, percebi as diferenças que existem entre essas sociedades. O modo de falar é algo que é bem visível, o modo de se vestir. As pessoas que moram na cidade geralmente têm um vocabulário mais amplo, até por mesmo porque a sociedade exige isso. Por exemplo ao fazer uma entrevista de emprego, a pessoa tentará usar as palavras mais adequadas para a ocasião, também terão a preocupação de falar corretamente. A família é o principal agente de socialização, é a base e referência da vida toda.
A escola também tem uma colaboração importante para o processo de socialização, pois traz valores, regras, e também terão contato com pessoas de diferentes grupos sociais. O “Status” colabora para gestos, valores pessoais, tipo de consumo, aonde irá consumir, e com quem.
Os meios de comunicação exercem um papel importante na socialização, pois há evidencias de que a violência estimula a agressão. Por outro lado são incentivados comportamentos positivos. Exemplo aqueles voltados às preocupações sociais e ambientais.
Também existem os grupos de referência, que são usados como modelo. Exemplo os meninos quando pequenos, sempre sonham serem jogadores de futebol.
Referência Bibliográfica
PLT – Sociologia